Informações e cuidados a ter sobre mudanças automáticas
Informações e cuidados a ter sobre mudanças automáticas
Cada vez mais portugueses optam por comprar carros com mudanças automáticas, apesar de muitos também ainda não “gostarem” deste tipo de mudanças, estes são cada vez menos. Uma coisa é certa, a maioria que experimenta um carro de mudança automática não quer voltar para manuais.
Sendo que a maioria dos condutores estão habituados a conduzir carros de mudança manual, a passagem para automática pode ser um desafio.
Este tipo de carro existo para facilitar a vida dos condutores, mas ao mesmo tempo também retiram maior proveito do motor e ajuda ate a melhorar o consumo do mesmo, especialmente nos sistemas mais recentes como por exemplo as caixas de dupla embraiagem.
Um bom local para começar é o livro de instruções do veiculo, os fabricantes tendem a referir neste livro especificidades do carro que podem ser úteis, seja para o prolongamento de vida da viatura como para a poupança do combustível.
Caixa automática
Apesar de fazer passagem das relações sozinha, um caixa automática precisa de algum controlo do condutor, sendo assim fique a conhecer as posições que pode encontrar na alavanca e a função de cada.
- P (Park) – Quando tem o veiculo parado.
- R (Reverse) - Fazer marcha atrás.
- N (Neutral) - Ponto morto.
- D (Drive) – Utilizar quando for conduzir.
Além destas, também existem as posições numeradas: 1(L), 2, 3, etc… (Utilizadas nas caixas de velocidades mais antigas). Estas servem para escolher um regime particular para situações especificas.
Pé esquerdo
Ao conduzir um carro de mudanças automáticas é preciso ter cuidado com o pé esquerdo, sendo que a embraiagem desaparece o pé esquerdo deixa de ser necessário durante a condução. Ao conduzir um carro de mudanças automáticas, principalmente se não tive o habito de conduzir estes carros ainda, deve esquecer-se de usar o pé esquerdo. Se colocar o pé esquerdo no travão, garantimos que o resultado não será positivo.
Só existem dois pedais, um para acelerar e um para travar, e é impossível usar ambos em simultâneo, portanto usa-se apenas o pé direito para conduzir. O hábito pode fazer usar o pé esquerdo, o que pode sem intenção levar a uma travagem indesejada, é preciso ter cuidado e atenção.
Conduzir
Depois de se saber mais sobre mudanças automáticas, conduzir este tipo de carros não é difícil. Usa-se normalmente a posição D para conduzir, salvo algumas situações que já foram mencionadas.
Para por o veiculo a trabalhar e retirar da posição P é necessário colocar o pé no travão, mudar para a posição D, e o pé sai do travão e vai para o acelerador. Basta tirar o pé do travão e o carro começa a andar, a partir deste ponto basta conduzir o carro.
Apesar de não existir um consenso acerca do que fazer em paragens pontuais, por exemplo um sinal vermelho, quando se está num veiculo com caixa automática, existe quem defenda que o melhor seria colocar em N (ponto morto) para se poupar combustível, mas também existe quem defenda que isso causa um desgaste desnecessário. Para nós, acreditamos que o melhor seja colocar em N se for uma paragem longa, caso contrário deixar em D e usar o travão.
Atenções a ter
- O travão de mão existe. Utilizar a posição P para substituir o travão de mão é uma prática habitual, mas perigosa (especialmente em subidas). O correcto para evitar o sofrimento desnecessário da transmissão é colocar o travão de mão, e quando o veiculo estiver em repouso mover para a posição P.
- Ponto morto. Em paragens longas é aconselhável colocar em N.
- Não mudar a posição em movimento. Para passar de P a D, o carro deve estar parado, também para o colocar em marcha atrás. As mais recentes caixas automáticas nem permitem a mudança quando o veiculo está em movimento, mas os mais antigos permitem isso, mas fazê-lo implica exercer mais pressão devido a um excesso de força que é prejudicial.
- Lubrificar a caixa de velocidades. Tal como o faz com o óleo do motor a cada determinados quilómetros, deve também habituar-se a rever o óleo da caixa. Deve fazer respeitando os intervalos marcados pelo fabricante usando um lubrificante adequado.
- Atenção ao reboque. Se tiver de recorrer a um reboque, certifique-se que deixa o carro em ponto morto, tal como num carro de mudanças manuais, caso contrário pode causar uma avaria realmente dispendiosa.
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